quanto voçe recebe mensalmente ?

No mesmo dia em que a Câmara dos Deputados deverá votar o valor do novo salário mínimo, com o governo defendendo R$ 545 e as centrais sindicais pedindo R$ 560, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma pesquisa que mostra que 16% dos entrevistados não recebe a menor remuneração estabelecida no país. O levantamento, que foi feito no segundo semestre de 2010 com 2.773 pessoas de todo país, foi tornado público ontem.
Segundo o estudo do Ipea, o número de trabalhadores que informou não receber sequer um salário mínimo é maior no setor informal da economia, ou seja, sem carteira de trabalho assinada. De acordo com o levantamento, 34,6% dos trabalhadores sem registro profissional disseram receber menos de um salário mínimo, contra 9,4% dos formalizados que disseram estar na mesma situação.
“É uma taxa alta. Entre os países do mesmo tamanho do Brasil, é alto. Tem muita gente sem carteira, desprotegida no mercado de trabalho. É uma explicação. Em países desenvolvidosax, como os Estados Unidos, e na Europa, o índice de pessoas que recebe abaixo de um salário mínimo é menor do que esse do Brasil.
Isso não chega a ser uma surpresa, dado o fato de o mercado de trabalho ser precário. As regiões mais pobres do Brasil não conseguem dar trabalho com carteira assinada”, avaliou Brunu Amorim, técnico de Planejamento e Pesquisa da Coordenação de Trabalho e Renda do Ipea.
 

Comentários fechados.

Notícias Relacionadas