Brasil tem mais de 9 mil casos de sarampo confirmados em 2018

O Brasil teve 9.898 casos de sarampo confirmados até o dia 21 de novembro. Os dados foram divulgados no balanço mais recente do Ministério da Saúde.
Mais de 9 mil casos confirmados se concentram no estado do Amazonas, que vive um surto da doença. Durante meses, mais de 7 mil casos no estado ficaram sob investigação até que uma força-tarefa do Ministério da Saúde ajudou a confirmar os casos resultando em um salto do número de casos confirmados da doença no país.
Roraima também vive um surto da doença, mas com um número bem inferior: são 347 casos confirmados. A maior concentração de casos aconteceu entre fevereiro e abril e agora o número de novos casos está caindo.
No Amazonas, o número de casos também está caindo e a alta dos casos confirmados se deve ao acumulado de casos sob investigação dos meses de julho e agosto.
Ainda segundo o boletim do ministério, três estados apresentaram mortes pela doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e três no Pará.
Segundo o ministério, os surtos de sarampo que o Brasil enfrenta nos dois estados estão relacionados à importação do vírus de genótipo D8 da Venezuela — país que enfrenta um surto da doença desde 2017.
Casos isolados também relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (45); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (26), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).

Comentários fechados.

Notícias Relacionadas